terça-feira, 16 de março de 2010

Mulheres apaixonadas



Ela sempre foi uma mulher incrível: bonita, charmosa, engraçada, aquela sem cuja presença a festa nunca era tão animada. E o melhor: sempre teve os homens que quis (e alguns que nem quis tanto assim -mas teve). Um dia se apaixonou e virou outra pessoa.

Engraçado, isso nunca acontece com eles. Por mais que se apaixonem e fiquem de quatro, são sempre os mesmos: se passa uma mulher, eles olham sem nem ao menos disfarçar, se o assunto são as atrizes mais bonitas do mundo, eles já têm, na ponta da língua, sua lista pessoal -sendo que algumas não têm nada a ver com a que compartilha dos seus lençóis. Agora me diga: como se sente uma mulher morena e magérrima quando ouve seu amado dizer que a mulher mais linda do mundo, para ele, foi e sempre será Marilyn Monroe? Dá vontade de morrer, claro -ou de matar.

To-dos os homens do mundo se sentem no direito de ficar num canto da festa, com um amigo, às gargalhadas. A-que-las gargalhadas que, só pelo som, se sabe que boa coisa não é; quando a mulher chega perto, o assunto muda ou murcha -e aí só chamando a polícia. Por que nós não conseguimos ser iguais?

Mulher apaixonada é uma tragédia; para começar, elas são ciumentas -todas são. Ou fingem que não têm ciúme -e infartam- ou fazem logo uma cena daquelas que ninguém aguenta, nem elas mesmas. E tem pior do que saírem os dois da festa em silêncio, no carro, e deitar na cama um de costas para o outro?

Detalhe: ele dorme -ela não. E tem pior do que sentir que foi uma chata e que estragou a noite, às vezes sem nenhuma razão?

E mais: mulher apaixonada perde a graça. Afinal, é preciso ter uma história para existir, e uma mulher apaixonada tem que se esquecer de tudo -ou de quase tudo- que viveu, já que não dá para contar as maluquices tão engraçadas que fez na vida, não na frente do amado. E alguém já viu uma mulher apaixonada com uma amiga, num canto da sala às gargalhadas, falando, visivelmente, de homem, e comentando que aquele é gostoso, o outro tem uma boca linda e o terceiro é irresistível? Não, mulher não faz essas coisas porque ela muda de personalidade quando se apaixona.

A primeira coisa que faz é ficar íntima da sogra, o que já é meio caminho andado para destruir qualquer relação. O segundo passo é ter uma excelente relação com as mulheres dos amigos dele, o que faz com que ela passe a fazer parte do grupo das esposas, e aí, já viu. Quando ele a conheceu -e se sentiu atraído-, ela estava na pista dançando sozinha às 3h da manhã, mas a paixão fez com que ela virasse outra pessoa. Como é que fica?

É uma parada: quando ele olha para um lado, ela acompanha o olhar para ver para onde ele está olhando. Quando telefona e a linha está ocupada, ela já acha que ele deve estar falando com aquela -a-que-la- para quem estava olhando na véspera. Se chega atrasado, já é recebido com um olhar desconfiado. Se não diz que ela está linda e que a ama perdidamente, é porque o amor acabou. Dá para suportar uma mulher apaixonada? Não, positivamente não dá.

Daí o amor ser tão complicado; afinal, não existem duas coisas mais diferentes no mundo do que um homem e uma mulher.

E ainda querem que dê certo.

Danusa Leão

Nenhum comentário: